domingo, 20 de junho de 2010

ARTISAN BREAD

Quando vi esta receita de pão aqui senti logo vontade de experimentar. 
É uma receita super fácil e que dá um pão bastante saboroso.
E eu que nunca pensei fazer pão em toda a minha vida... Sempre tive ideia que era super difícil de fazer.
Mais uma vez o meu forno não quis corar o pão, deixando-o branco, branco, branco... Mas o eléctrico fez o serviço, LOL, e deu-lhe uma corzinha mais apetitosa à vista, LOL.


INGREDIENTES:

-- 1 Kg de Farinha de Trigo (T65)
-- 700 ml de Água morna (como da primeira vez que fiz, o pão ficou muito baixo, reduzi para 650 ml e eis como ele  cresceu, lol... Ficou bastante melhor, lol)
-- 1 colher de sopa de Fermipan (pode-se colocar 1 colher e meia se acharmos necessário)
-- 1 colher de sopa de Sal (também se pode colocar 1 colher e meia)
-- Farinha de Milho para polvilhar

MODO DE FAZER:

Num recipiente (convém que seja grande, mais ou menos com 6 litros de capacidade e que tenha tampa) colocar a água, o fermento e o sal. Mexer e colocar a farinha. Mexer, com uma colher de pau, a partir do centro até toda a farinha das bordas ficar incorporada.
Deixar levedar cerca de 2 horas tapado, à temperatura ambiente.
Passadas 2 horas, pode-se optar por usar logo a massa, ou conservá-la no frigorífico. Esta pode-se conservar no frigorífico até 15 dias.

Quando se decidir fazer o pão, polvilhar a superfície da massa com farinha e retirar a quantidade desejada cortando a massa com uma faca.
Com o pedaço da massa que retirou, com as mãos enfarinhas, dê-lhe a forma duma bola dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar numa superfície polvilhada com farinha de milho (pode ser o tabuleiro de levar ao forno) durante 40 minutos à temperatura ambiente.
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.

Pré-aquecer o forno no máximo e quando colocar o pão reduzir para 180ºC - 200ºC.
Deixar cozer durante 30 minutos.
Para se saber que o pão está cozido, basta pegar nele e sente-se que ficou mais leve. Ou então, virá-lo e bater-lhe com os nós dos dedos. Fará um som oco.

Originalmente, para que o pão fique estaladiço, dever-se-á colocar um tabuleiro no fundo do forno. Na altura de colocar o pão, deve-se colocar uma chávena de água a ferver para que o pão coza com o vapor.
Como não correu muito bem comigo, em vez de colocar água a ferver no forno, pincelei o pão com água na hora de o levar a cozer.
Também deveria ser cozido numa laje de terracota que imita o forno a lenha, mas como não tenho limitei--me a fazer num tabuleiro de forno normal.

Espero que gostem desta receita que é super fácil e super rápida de fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário